quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os benefícios do Bepantol



Meu bepantol querido♥
Foto by Taty


Vocês já ouviram falar no "santo milagroso" Bepantol?

Comecemos com a chatice da parte técnica... O Bepantol, ou Dexpantenol, é um composto de vitamina B5, óleo de amêndoas e lanolina, encontrado nas versões pomada (pastosa, branca e BEM oleosa), solução (liquído transparente) e, ultimamente, lipbalm.

Ele possui alto poder de hidratação e é normalmente indicado para cuidar de assaduras e rachaduras na pele, mas como não poderia deixar de ser, nós mulherzinhas encontramos novos usos, novas formas de utilizá-lo para deixar-nos (ainda) mais bonitas: passamos a usar a pomada para melhorar lábios rachados e olheiras (use à noite, antes de dormir!); hidratar cutículas e peles muito secas (cotovelo, joelho e calcanhar, por exemplo); e acalmar a pele após a depilação (aplique e espalhe como um creme hidratante normal).

Já a versão líquida (e a única que eu já usei) passou a ser utilizada em hidratações capilares, já que tem poder regenerador e fortalecedor. Algumas pessoas usam como reparador de pontas, óleo de tratamento noturno ou mistura diretamente no shampoo (supostamente para combater a queda), outras preferem fazer uma hidratação poderosa, com receita simples: aplicar no cabelo 5ml (ou uma tampinha) de Bepantol misturado à sua máscara capilar preferida, cobrir com uma toca de hidratação (ou papel laminado) e deixar agir de acordo com as instruções da máscara.

Minha opinião: tenho que admitir que a minha experiência com o Bepantol não é, digamos, a mais longa e completa, já que usei poucas vezes (meu primeiro vidrinho ainda está na metade!), mas já posso adiantar que utilizando na hidratação, senti de cara a diferença: o Bepantol potencializou o efeito da máscara de hidratação e deixou o cabelo mais macio e brilhoso. Resumindo, acho que o uso na hidratação super vale a pena, eu definitivamente vou continuar usando, já que o efeito é ótimo e o produto é bem baratinho (comprei em uma farmácia há um tempinho já por aproximadamente R$ 8,00 o vidrinho com 50mg. Como você usa pouquinho por vez, ele rende muuuuito - o meu ainda está na metade!).

Em relação ao uso do Bepantol como reparador de pontas e óleo de tratamento noturno, eu desconfiava mesmo desde o início, tenho que admitir! Como o Bepantol é bem oleoso, temia que o cabelo ficasse com aquela aparência de sujo. No entanto decidi testar para poder falar aqui no post e acabei não vendo diferença nenhuma! Em ambos os casos, parecia que eu não tinha usado nada, o cabelo não ficou mais hidratado, nem muito menos oleoso.

Já para combater a queda, não testei nem vou testar! Li (não lembro onde!) e ouvi bastante (alô, cabeleireiros!) que não se deve adicionar produtchinhos ao shampoo (pelo menos não diretamente no vidro. Adicionar no momento da lavagem é outra história), e vou seguir fielmente a dica.

E aí, meninas? Vocês já conheciam as novas propriedades do Bepantol? Já testaram? Sentiram a diferença?

2 comentários:

  1. Eu costumava usar o Bepantol líquido também, mas não tenho encontrado nas farmácias faz um bom tempo. Perguntei ao balconista e ele disse que não é mais produzido! Só a pomada :/

    ResponderExcluir
  2. eu também tenho procurado bastante e já vi em vários blogs que agora só tem em pomada mesmo! uma pena!
    sempre usava no shampoo!

    ResponderExcluir