quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hidratante, óleo ou hidratante de banho... Qual usar?

Não é segredo que no verão nossa pele sofre MUITO com o sol, as mudanças bruscas de temperatura (calor na rua, ar condicionado no carro/trabalho/casa) e, principalmente, com o cloro da piscina e o sal do mar. Pensando nisso, resolvi renovar meu estoque de produtos de cuidado para a pele e me deparei com uma dúvida: afinal, qual é a diferença entre óleos hidratantes, hidratantes normais e hidratantes de banho? Qual devo usar?

Como não podia deixar de ser, fiz uma bela de uma pesquisa antes de decidir se deveria continuar usando o que já usava, ou se deveria mudar de método.

Os óleos hidratantes protegem e amaciam a pele e previnem a perda da umidade natural. Por penetrarem facilmente na pele e serem extremamente hidratantes, suavizam as estrias e previnem o aparecimento de novas e são ótimos companheiros tanto em estações mais quentes quanto em clima frio e seco. Além disso, dependendo do óleo escolhido, ele é um ótimo aliado para deixar a pele com cheirinho delicioso sempre. O uso do óleo também é mais prático: passe na pele molhada ainda no banho,massageie e enxague. Vale ressaltar que no calor, pessoas com pele mais sensível pode desenvolver uma reação parecida com a alérgica: pequenos carocinhos vermelhos que coçam, parecidos com as "brotoejas" dos bebês. Minha mãe é uma dessas pessoas. A indicação da dermatologista é uma só: evitar o uso em dias muito quentes.

Com os hidratantes normais não tem mistério. Eles são responsáveis basicamente por manter a q uantidade de água na pele, mas podem agregar também diversas outras propriedades específicas do hidratante escolhido. A forma de uso todo mundo conhece: aplique na pele seca, geralmente após o banho.

Os hidratantes de banho, por sua vez, podem ser considerados intermediários entre os óleos hidratantes e os hidratantes normais. Eles prometem hidratar como um hidratante normal, com a diferença de criar uma camada protetora sobre a pele após o uso e deixar a pele macia, sem o aspecto grud ento das loções. Assim como os óleos, eles são aplicados no banho, com a pele molhada, e enxaguados logo após.

Resumindo, não há muita diferença entre as três formas de hidratar a pele. A diferença mesmo é a forma de aplicação, e qual melhor se adapta à sua rotina. Eu, particularmente, já experimentei as três:

Não sou muito fã de hidratantes normais, mas ainda os utilizo de vez em quando, acho que não tem muito p ara onde correr, né? Mas acho terrível sentir a pele meio grudenta após a aplicação em um dia quente, e odeio pensar em perder um tempão passando no corpo todo e esperando absorver + secar para poder me vestir. É minha última escolha no dia-a-dia mas para quando finalmente decido usá-los, tenho meu queridinho: a Loção Hidratante Exótico Ameixa, d'O Boticário.

De hidratante para banho, eu só experimentei o Hidratante de Banho Leite e Mel, d'O Boticário. Apesar da praticidade de aplicá-lo durante o banho, da sensação gostosa que ele causa na pele no primeiro momento e do cheirinho delícia, acho que ele não hidrata tão bem assim. O cheirinho também não dura muito.

Óleos hidratantes eu já experimentei vários. É minha "forma de hidratar" preferida, aquela que eu uso no dia-a-dia e da qual eu não abro mão. Em relação a óleos, eu também tenho meu queridinho: o Sève Óleo Desodorante Corporal Amêndoas Doces, da Natura. Apesar de não ser tão barato, tem o melhor custo-benefício que encontrei; aplicação fácil e rápida no banho; um cheirinho delícia que fica na pele de forma suave, porém dura o dia todo; não deixa a pele com aquele aspecto "melecado" que o hidratante deixa; hidrata muito a pele e a deixa extremamente macia, mais que qualquer outro produto que já usei; e dribla de forma majestosa minha preguiça de seguir mais um ritual no momento pós-banho/inicio de embelezamento.





Fotos: 1) Hidratante de Banho: Busca do Google (não sei exatamente o site); 2) Site da Natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário